Rede

Franciscana de Educação


Somos a Rede de Educação Franciscana SCALIFRA-ZN. Atuamos nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, na Educação Básica e Superior, à luz dos valores Franciscanos.



Proposta Pedagógica

Nossas Escolas apresentam uma proposta pedagógica diferenciada e de referência para todos os níveis de ensino.



Valores Franciscanos


  Confiança em Deus
  Sentido da Fraternidade
  Espiritualidade Franciscana
  Condições para o Diálogo
  Respeito à  diversidade
  Significado do Conhecimento












Educação Infantil


A educação infantil, desde o berçário, constitui etapa fundamental da educação básica, objetiva que a criança se desenvolva integralmente nos aspectos físico, espiritual, psicológico, intelectual e social. A escola compreende que a criança tem muitas formas de pensar, expressar-se, entender e relacionar-se.

Por meio do brincar, a criança constrói e fortalece a base das aprendizagens futuras. Nesta perspectiva, o trabalho pedagógico é voltado para as vivências e conhecimentos prévios da criança.

As atividades acontecem de forma lúdica, garantindo os direitos de aprendizagem de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, partindo de vivências as quais despertam a imaginação, a descoberta, a criatividade, a ludicidade, a construção coletiva e individual e a autonomia.



LOCAIS OFERECIDOS RS PR DF MS

Ensino Fundamental


No ensino fundamental a educação escolar pauta-se nos princípios, valores e atitudes franciscanas.

Nessa compreensão, a escola é organizada como um espaço que favorece as interações sociais e desenvolve, por meio de metodologias interativas e colaborativas, a apropriação, construção e sistematização do conhecimento de forma disciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar.

O projeto pedagógico conta com organização escolar e ambientes que favorecem metodologias interativas para a aprendizagem. Objetiva a apropriação de conhecimentos e o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes



LOCAIS OFERECIDOS RS PR DF MS

Ensino Médio


O ensino médio objetiva a consolidação da aprendizagem das etapas anteriores, ao mesmo tempo em que desenvolve competências, habilidades e atitudes necessárias à formação humana e experiências formativas em vista da escolha profissional.

Nessa direção, a escola proporciona a formação geral de maneira interdisciplinar, transversal e transdisciplinar, por meio de aulas e projetos educativos que integram conhecimento e problemáticas da realidade, oportunizando saberes significativos em diversos contextos.

Na perspectiva de itinerários formativos dá-se ênfase aos fundamentos procedimentais, aplicando conhecimentos em práticas relacionadas às áreas de conhecimento e ao letramento midiático tecnológico para uma visão ampla da realidade em vista de decisões futuras.



LOCAIS OFERECIDOS RS PR DF MS




Escolas

Conheça Nossas Escolas





Galeria de Fotos

Sobre o Colégio

O Colégio Franciscano Santíssima Trindade foi fundado em 10 de março de 1914. Com mais de cem anos de vida fundamenta sua missão educacional na espiritualidade e na filosofia franciscanas.

Possui uma proposta educativa alicerçada na essência dos valores franciscanos e em teorias educativas humanistas, visando ao desenvolvimento científico, cultural e social, contribuindo na formação da pessoa em sua integralidade e no compromisso com a cidadania.

A metodologia de ensino “busca valorizar o conhecimento do educando e trabalha para ampliá-la, orientando-o à tomada de consciência de seu papel no processo de autoeducação e autoaprendizagem. Pois, aprender significa construir o saber pela interação, convivência, partilha de experiências e responsabilidade.

Disso resulta o desenvolvimento individual e coletivo. Aprender implica desenvolver a capacidade de construir significados, dialogar com as conquistas já feitas e olhar com curiosidade o futuro, com possibilidades de novas descobertas.” (PPP SCALIFRA-ZN, 2014, p. 44)

O Colégio possui uma equipe de profissionais que oferece suporte aos alunos e suas famílias no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Os profissionais participam de um processo de formação continuada que tem por objetivo o constante aprimoramento e crescimento do trabalho pedagógico.

Oferece uma infraestrutura com vários espaços físicos que contribuem para desenvolver as atividades do dia a dia: Laboratórios de Ciências, Informática e Alfabetização; Salas Multimídia; Praças Infantis; Espaço Ludopedagógico; Biblioteca Literária e de Pesquisa; Capela; dois Ginásios de Esportes; Parque Franciscano STS, entre outros.

O Colégio Franciscano Santíssima Trindade oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Conheça mais sobre os diferenciais do Colégio no site:

Site da Escola


Galeria de Fotos

Sobre o Colégio

O Colégio Franciscano Espírito Santo foi fundado em 09/03/1905 pelas Irmãs Franciscanas que chegaram em Bagé para suprir a necessidade que o povo bajeense possuía de escola para suas filhas. Instalaram-se, provisoriamente, no prédio onde hoje é a Casa da Saúde. Em 1907 teve início a construção do novo prédio, que em 1909 encontrava-se pronto e em plena atividade.

Desde 1905 o Colégio Franciscano Espírito Santo e as Irmãs Franciscanas trabalham incansavelmente pela finalidade de oportunizar ao aluno a educação renovadora, o amor à cultura, ao esporte, aos valores essenciais à formação humana, buscando a integração entre escola e comunidade, evangelizando e enfrentado novos desafios.

A metodologia participativa utilizada pela escola contribui para a qualidade do processo ensino-aprendizagem. Além disso dispõe de ótimos recursos físicos, tecnológicos e pedagógicos para o uso diário dos professores e alunos. A cada ano que passa o Colégio Franciscano Espírito Santo vem crescendo em credibilidade e qualidade de educação.

O Colégio Franciscano Espírito Santo oferece os serviços educacionais nos seguintes níveis: * Educação Infantil - 2 a 6 anos * Ensino Fundamental - 1º ano ao 9º ano * Ensino Médio - Preparatório para o ENEM

Conheça mais sobre os diferenciais do Colégio no site:

Site da Escola

  website  http://www.cfes.com.br/

Galeria de Fotos

Sobre o Colégio

As Imãs Franciscanas chegaram a Canguçu (RS), no dia 31 de janeiro de 1934, atendendo a pedidos do Padre Diebles, que solicitou uma escola às Irmãs Franciscanas como alternativa para superar as dificuldades espirituais da época.

Dia 1º de março de 1934, dia da fundação do Colégio, foi aberto também o internato.

O Colégio Aparecida muito contribuiu para o aprimoramento social e cultural do povo de Canguçu e arredores, sendo presença marcante em todos os acontecimentos da vida comunitária.

A participação efetiva do Colégio é notória, seja na abertura de eventos com apresentações de alunos, em palestras proferidas pelas Irmãs, levando a mensagem franciscana de Paz e Bem.

O Colégio hoje desempenha suas atividades na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Curso Normal e o novo curso de Ensino Médio que chega no Colégio no ano de 2021.

Facebook da Escola


Galeria de Fotos

Sobre o Colégio

Padre Alderígio Baggio, sacerdote palotino e vigário da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, muito se empenhou para conseguir Irmãs para essa localidade, fundar uma escola, a fim de ministrar formação humana e cristã às crianças e jovens de Guaíra.

A Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis – Zona Norte, das Irmãs Franciscana da Penitência e Caridade Cristã, de Santa Maria, RS, foi convidada para esse trabalho.

Irmãs corajosas, desprendidas, aceitaram o convite. Deixaram o Rio Grande do Sul e rumaram na época, para um lugar muito distante e de difícil acesso.

Dia 06 de fevereiro de 1960, dia de festa para o povo de Guaíra, o dia tão esperado chegou Lutas e conquistas fizeram parte da caminhada desse meio século de existência. Continua com brilho marcando presença e construindo a história com o povo guairense. Hoje é uma força, um gigante.

Força porque ajudou Guaíra crescer e a ser forte. Hoje a Escola guairense é destaque por competência e conhecimento devido a sua ação evangelizadora.

Atualmente o Colégio atende à Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

Facebook da Escola


Galeria de Fotos

Sobre o Colégio

A Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima (Fátima), fundada a 11 de fevereiro e 1960, tem sua história ligada ao contexto internacional da Congregação das Irmãs Franciscanas, que chegaram ao Brasil em 1872.

No ano de 1960, o Brasil acordava para a realidade da nova capital federal. O país estava em festa e as máquinas rugiam no Planalto Central para que uma nova cidade nascesse, trazendo esperança ao povo brasileiro.

Junto com esse sonho, antes mesmo da fundação de Brasília, outra idéia tomava forma: a construção de uma escola para oportunizar educação franciscana aos jovens e crianças que se encontravam no local do desenvolvimento da tão esperada nova capital.

Em meados da década de 80, a Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima já possuía mais de 1.400 alunos e uma estrutura física moderna e eficaz. A Escola segue no caminho construindo pessoas para a paz e o bem, ofertando Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

Conheça mais sobre os diferenciais do Colégio no site:

Site da Escola


Galeria de Fotos

Sobre o Colégio

O Colégio Franciscano Sant'Anna é um colégio católico, , com mais de um século de vida e, oferece uma educação pautada nos valores franciscanos.

Fundado em 04 de março de 1905 a pedido do povo santa-mariense que já conhecia o trabalho das Irmãs franciscanas que atendiam no Hospital de Caridade, desde 1903. Naquela ocasião, vieram para Santa Maria, Ir. Claudia Kipper, que assumiu como superiora e diretora do Colégio, Ir. Cornélia Müller, Ir. Bernadete Vogel, Ir. Engelbertha Seidenfus, Ir. Luitburga Wömmer e Ir. Ângela Scholl.

Começou pequeno, numa casa alugada, à Rua Ipiranga em frente ao Hospital de Caridade, tornou-se um marco na educação da cidade de Santa Maria e região.

O Colégio Franciscano Sant'Anna atende hoje da Educação Infantil ao Ensino Médio, oferecendo educação de qualidade. Desde a sua fundação até o ano de 2010, já registramos a passagem de 82.289 alunos e 408 Irmãs, construindo uma história de vida.

A caminhada continua sólida e confiante no início deste segundo século de vida do nosso querido Sant’Anna. Acreditamos num futuro promissor, pautado no ideal franciscano de PAZ e BEM, confiantes na Providência de Deus, nos colocamos à serviço de uma educação para a vida.

Conheça mais sobre os diferenciais do Colégio no site:

Site da Escola


Galeria de Fotos

Sobre o Colégio

A história da EIC tem sua origem em 1954, quando D. Orlando Chaves, Bispo da diocese que abrangia todo o Sul de Mato Grosso, dirigiu-se à Ir Antoninha Werlang, Ministra Provincial das Irmãs Franciscana da Penitência e Caridade Cristã, no Rio Grande do Sul, pedindo Irmãs para Dourados, com a finalidade de trabalharem na educação, catequese e movimentos religiosos, como Filhas de Maria e Cruzada Eucarística.

No dia 09 de fevereiro de 1955, iniciaram as matrículas para o curso Primário e Jardim da Infância, na Ação Social Franciscana e Patronato de Menores (ASFPM), que funcionava ao lado da atual Igreja São José e, em 01 de março de 1955, iniciaram-se as aulas, com 300 alunos, número que, no final do mesmo ano letivo, elevou-se para 485.

De lá para cá, foram construídos espaços de esporte: quadra descoberta, quadra coberta, ginásio de esportes e ginásio poliesportivo; espaços exclusivos para a Educação Infantil e para o último ano do Ensino Médio (Pré-universitário) e implantadas novas tecnologias, que servem de aporte ao processo de aprendizagem.

Hoje, a escola conta com diversos laboratórios (informática, física e matemática, biologia e química), sala de recursos, sala de artes, salas com lousa eletrônica, salão de eventos, anfiteatro e um quadro de profissionais qualificado (especialistas, mestres e doutorandos).

Conheça mais sobre os diferenciais do Colégio no site:

Site da Escola


Galeria de Fotos

Sobre o Colégio

Em Pelotas, a Escola São Francisco de Assis nasceu em 06 de fevereiro de 1889. Famílias pelotenses, entusiasmadas com a capacidade de administração e trabalho educativo das Irmãs Franciscanas junto às meninas órfãs, pediram, também, para seus filhos uma escola religiosa, anexa ao Asilo, de Orphãs N. Sª. da Conceição.

Desse modo, na sua caminhada histórica, a ESFA permaneceu aberta, atenta aos desafios e aos apelos da sociedade, buscando concretizar seus ideais através de uma educação ancorada nos princípios cristãos que valorizava os aspectos materiais e espirituais do ser humano.

A formação humana, cultural, científica, social e cristã que embasou o desenvolvimento de seus alunos, contribuiu para a formação de profissionais competentes, responsáveis, éticos e comprometidos, que, no momento presente, atuam nos mais diferentes setores do mercado de trabalho.Atualmente, a ESFA, que não relega o passado a um segundo plano, empenha-se na formação da cidadania, fundamentada no respeito mútuo, no diálogo e na solidariedade.

A Escola oferece turmas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental

Conheça mais sobre os diferenciais do Colégio no site:

Site da Escola














Ensino

Conte com o que existe de mais moderno em ensino


Somos parceiros tecnológicos com Google for Education é uma plataforma educacional colaborativa, também utilizamos as mais novas formas de comunicação e pesquisa em apoio ao ensino.




  • Metodo de Ensino

    Modernas ferramentas de apoio ao ensino e aprendizado.

    Info Tecnologia
  • Agenda Franciscana

    Aplicativo para atividades escolares e informações.

    APP Agenda
  • Google for education

    O Google for Education é uma plataforma educacional colaborativa

    Google Ferramentas


Parceria

Google For Education


A experiência de um aluno na sua caminhada formativa na Escola tem um impacto profundo em seu futuro. Os dispositivos compartilháveis e as ferramentas colaborativas do Google for Education ajudam os professores a prepararem os alunos com formas novas e mais interessantes de aprender.

É por isso que a nossa Rede acredita na parceria firmada com o Google for Education, em que os alunos podem aprender a resolução de problemas, desenvolver competências e habilidades que usarão nas carreiras futuras, com recursos que ajudam a terem o melhor desempenho possível.


Aplicativo

Agenda Franciscana


A Agenda Franciscana é um apoio na aproximação das relações entre a Escola e a comunidade escolar. O aplicativo exerce o papel de ponte de comunicação entre professores e alunos, e facilita a comunicação da família com a Escola. As Escolas da Rede Franciscana de Educação estão em fase de implementação do aplicativo em suas unidades. Fique atento a comunicação da sua Escola.



Ficou interessado

Saiba mais.
































Contato

Ficou interessado em conhecer mais sobre nossas Escolas?


Entre em contato com a Escola da sua cidade e agende uma Entrevista


ESCOLAS


Colégio Franciscano Santíssima Trindade (Cruz Alta RS)   Contato (55) 3222 4977   whatsapp (55) 99190 0920
Colégio Franciscano Espírito Santo (Bagé RS)   Contato (53) 3242-3072
Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida (Canguçu RS)   Contato (53) 3252-1500
Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo (Guaíra PR)   Contato (44) 3642-1930
Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima (Brasília DF)   Contato (61) 3442-8650
Colégio Franciscano Sant’Anna (Santa Maria RS)   Contato (55) 3222-4545
Escola Franciscana Imaculada Conceição (Dourados MS)   Contato (67) 3421-4741
Escola de Ensino Fundamental São Francisco de Assis (Pelotas RS)   Contato (53) 3027-7075  Email - esfa.sul@terra.com.br